Hatha

A prática de Hatha Yoga, consiste em uma prática mais lenta e meditativa. A permanência nas posturas é uma característica predominante e proporciona mais flexibilidade, força e consciência sobre as posturas. O alinhamento também é um dos focos pois assim, o corpo guarda cada detalhe do Asana (postura) e a mente pode focar na respiração. É uma prática muito indicada para iniciantes para que possam se familiarizar com os comandos dos Asanas e com o controle da respiração.
É considerada uma prática muito íntima, pois deixa você em contato direto com todos os sentimentos presentes na sua vida e te conduz a um entendimento sobre como você lida com seus gostos e aversões.

Vinyasa

A prática de Vinyasa é considerada uma prática mais intensa, pois exige do aluno uma consciência da respiração juntamente com os Asanas (posturas). O termo Vinyasa que dizer justamente "ENTRE ASANAS", ou seja, entre as posturas existe uma respiração específica que conecta os movimentos criando fluidez e calor. Além da respiração consciente, a prática possui dois arranjos de posturas sequenciadas que são Surya Namaskar A e B, que servem de base para todos os demais arranjos de posturas. 
A intenção da prática é criar um estado de meditação dinâmica e total entrega ao fluxo da prática, mas também é uma ótima opção para quem busca desintoxicar o corpo de maneira geral.
O Vinyasa aquece o corpo de maneira rápida e realizado juntamente com a respiração Ujjayi Pranayama consegue conduzir o praticante a uma conexão única com cada movimento e cada sentimento despertado pelos Asanas.

Ashtanga

O Ashtanga Yoga, ou Ashtanga Vinyasa Yoga, foi introduzido no ocidente por Sri K Pattabi Jois e significa “Yoga de oito membros”, em sânscrito.

O nome desse sistema de yoga se dá, porque o método busca a purificação do corpo e mente através de oito etapas:

  • Yama (autodisciplina);

  • Niyama (observâncias);

  • Asana (posturas);

  • Pranayama (controle da respiração);

  • Pratyahara (abstração dos sentidos);

  • Dharana (concentração);

  • Dhyana (meditação);

  • Samadhi (estado de supraconsciência).

O Ashtanga Yoga é uma prática dinâmica que traz inúmeros benefícios físicos, emocionais e espirituais e é executada repetindo as séries fixas dia após dia até cada postura estar completamente dominada. Só então, é possível passar para a próxima série.